Especialistas fazem previsão de um Inverno rigoroso na Região Sul.
- Redação Serra SC Notícias
- 13 de jun. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 7 de nov. de 2022

O Meteorologista Celso Oliveira, da Climatempo, alerta para uma massa de ar frio esperado para a segunda quinzena de junho de 2022, coincidindo com a chegada do Inverno. “É preocupante, embora essa onda de frio provoque a queda nas temperaturas do Norte, do país”. Para o especialista, este Inverno será bastante rigoroso, com a chegada de diversas frentes frias que vão gelar o país, especialmente a Região Sul.
Para Marco Antônio dos Santos, Meteorologista da Rural Clima, "devem ocorrer entradas frequentes de massa de ar polar no Sul do Brasil. Deixando o Inverno bastante rigoroso”.
Santos acrescenta ainda que “as chuvas serão mais concentradas na região Sul. A tendência é de altos volumes ao longo da estação”. Oliveira explica também que o La Niña deixa os Invernos mais frios, com a presença mais frequente de massas polares. Para Oliveira “o frio em 2022 será mais frequente, mas apenas duas ou três massas polares vão gerar ondas de frio durante a estação”.
Para Celso Oliveira, “a neve é uma combinação especial de fatores. Primeiro é preciso muito frio e muita umidade. O frio nesta proximidade do Inverno é suficiente para a ocorrência de neve, mas ainda é preciso ser analisada a condição de umidade. As previsões sobre ocorrência de neve no Brasil têm uma assertividade razoável com cerca de sete dias de antecedência”, ensina.
O Inverno deste ano começa pontualmente às 6h14min do dia 21 de junho. Com a ocorrência do Solstício de Inverno, com a ocorrência do dia mais curto e a noite mais longa do ano, inicia oficialmente a época mais fria do ano e a temporada de turismo na Serra Catarinense. O Inverno se estende até as 22h04min do dia 22 de setembro, data do Equinócio da Primavera. A aproximação do Inverno já trouxe temporadas de frio intenso ao Sul do Brasil, com ocorrência de neve na Serra Catarinense.
A chegada desta massa de ar polar ao Sul do Brasil, nesta semana, preocupa os meteorologistas que alertaram aas autoridades estaduais e municipais sobre o risco que correm as pessoas que moram nas ruas e as famílias menos favorecidas economicamente. É grande ainda o impacto sobre a produção de alimentos, tanto nas lavouras quanto nas hortaliças, além dos animais, especialmente nos aviários e nas criações de suínos.
A primeira grande onda de frio intenso ocorreu na segunda quinzena de maio e impactou praticamente todas as regiões do Brasil. A temperatura chegou a 5,7°C negativos em Urupema, na madrugada de 20 de maio. Aqui em Bom Jardim da Serra, os termômetros registraram 2,4°C negativos na madrugada de 17 de maio. O frio intenso foi trazido por uma massa de ar polar, a primeira do ano.
Komentáře